quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Maioridade Penal

No início do ano a questão mais uma vez veio a tona depois da fatídica morte do garoto João Hélio que revoltou toda a nação e reacendeu a fúria contra o poder público e a total falta de segurança que vivemos, numa sociedade onde jovens cada vez mais novos pegam em armas de fogo e entram para o mundo do crime.
Se é uma discussão válida ou não esse não é o mérito que será abordado aqui, mas veremos a questão por alguns ângulos poucos explorados.
Engraçado que basta um menino branco de classe média morrer na mão de menores de idade que a fúria da classe média se ascende pilhada pela mídia, mas lembra-se quando alguns menores em Brasília há alguns anos atrás atearam fogo num índio? Ninguém falou sobre redução de idade penal, nenhum deles foi punido e pasmem, um deles hoje em dia é funcionário público. Isso é bem natural aqui, preto pobre quando erra é uma coisa, branco rico é outra. Brasil país do preconceito, é justo dizer isso não?
O que falta para nossa juventude é assistência, educação e oportunidade e não cadeia, chega de punição, chega de colocar pobre na cadeia.
O que vocês querem? Primeiro reduzir a idade penal para 16 anos, depois pra 14, 12, 10, 8, daqui a pouco o sujeito nasce, se for preto e pobre já vai pra maternidade prisão, que tal?
Agora, fugindo do âmbito moral da questão e indo para a prática da realidade, sinceramente as cadeias do Rio não tem estrutura suficiente para receber jovens infractores atualmente, não há como atender a demanda por mais urgente e lógico que fosse encarcerar adolescentes. Já temos o DEGASE, porque não se discute reformas no Padre Severino por exemplo?
As vezes penso e chego a conclusão que para todos nós basta isolar nossos problemas, fazer sumir de vista e está resolvido. A redução da maioridade penal é isso na real, vão acabar tirando todos os jovens (infratores ou não) das ruas e os jogando nas penitenciárias do Estado, o que a princípio tornará as ruas de Copa ou Ipanema com muito menos pivetes e toda aquela rapaziada desse entorno vai gostar, só que esses meninos irão crescer com bandido velho do sistema, aprender tudo muito mais cedo, vão sofrer mais, terão mais raiva e serão sujeitos muito mais violentos do que seriam se não tivessem entrado sistema a dentro...
Vocês querem uma solução imediata que não existe e qualquer medida radical apenas vai potencializar a violência.
Ninguém pensa por aqui não?

Nenhum comentário: